Como gerir os processos de Outsourcing de pessoas e/ou serviços?

Artigo de Opinião de Olga Cunha na Revista Human | julho 2024

Nesse sentido, existe uma tendência para recorrer aos serviços de Outsourcing / de Inhouse HR Management Services, tanto de pessoas como de serviços.

Havendo assim uma necessidade de “serviço” ou de “pessoas”, a Thomas consegue responder a ambas as necessidades dos clientes, colaborando com o cliente numa perspetiva de parceria, a fim de permitir que o parceiro/cliente se foque no core da sua atividade. São várias as necessidades que nos chegam dos nossos clientes. Contudo, a nossa abordagem é sempre numa lógica de suportar a estratégia de crescimento e alinhamento do cliente. Isto é possível através de soluções mais adequadas na gestão das suas pessoas e processos, bem como, ao adicionar serviços e novas áreas de atuação à empresa.

O que fazemos?

A Thomas começa por auditar processos, práticas e recorre ao levantamento de processos e, consequentemente, de Recursos Humanos existentes. Depois, verifica as conformidades e entende, acima de tudo, a estratégia de negócio em questão. Isto permite que seja proposto uma abordagem (de RH e serviços) mais ajustada possível ao cliente.

 

Tipicamente o nosso foco assenta no diagnóstico dos seguintes processos: Gestão Administrativa e Payroll, R&S, Onboarding e Retenção, Formação, Gestão do Desempenho, Compensações e Benefícios, Comunicação e Clima Organizacional, entre outros.

 

Em segundo lugar, após toda a análise, verificam-se os processos conformes e não conformes. A intenção da Thomas passa por consciencializar os decisores, do cenário atual e, simultaneamente, são apresentadas as reflexões e sugestões de melhoria e alinhamento dos processos/RH, alinhadas com a estratégia do negócio, e definindo as “prioridades de ação”.

 

Posteriormente é posto em prática o Plano de Intervenção nos Processos de RH, de forma a garantir a conformidade legal, mitigar riscos e otimizar abordagens.

 

Na Thomas tentamos ao máximo implementar a Estratégia de Gestão de Pessoas acordada e, sempre que se justifique, realizamos ajustes/ alterações às variadas circunstâncias do negócio, dando suporte aos stakeholders internos no respeitante à Gestão de Pessoas numa base regular.

 

Em suma, no nosso entender, este tipo de soluções pode ser altamente vantajoso para o tecido empresarial, na medida em que permite a flexibilização de custos, transformando custos fixos em variáveis, e, consequentemente, o aumento da produtividade.

Por fim, se deseja saber mais sobre as nossas avaliações, entre em contato com um dos membros da nossa equipa.

Com efeito de conhecer o nosso conteúdo, siga as nossas redes sociais Facebook e Linkedin

Como gerir processos de outsourcing