Desenvolver as pessoas e as organizações
Artigo de Opinião de Rita Pato na Revista Human Maio 2022
Como podemos ter a certeza de que aquele líder com elevado ‘drive’ e automotivação consegue motivar a sua equipa? Será que os líderes conhecem bem as suas equipas e as suas pessoas?
No decurso dos últimos meses temos constatado que existem diversas áreas de negócio que estão a sentir elevada dificuldade em recrutar as pessoas certas para os lugares certos. Para além do investimento financeiro, de tempo e de recursos, as organizações estão a tornar-se mais conscientes da importância da retenção dos colaboradores. Como poderão então fazê-lo? Através de programas de desenvolvimento, a empresa irá permitir que a equipa se mantenha atualizada, aumentando a motivação dos colaboradores e assegurando que se mantém competitiva em relação à concorrência. Ao adotar uma cultura de melhoria e desenvolvimento contínuo, a organização terá assim capacidade para, não apenas manter os seus colaboradores, mas também assegurar que estes estão alinhados e que perspetivam o seu futuro na estrutura, assumindo funções mais desafiantes e de maior responsabilidade.
Estes programas de desenvolvimento irão ajudar a reduzir o ‘turnover’, a reduzir o absen- tismo, a aumentar a motivação e a promover o ‘engagement’ dos colaboradores. Além de ser positivo para os colaboradores, também será benéfico para a organização, uma vez que, à medida que o colaborador vai desenvolvendo/ consolidando comportamentos e competências, irá ser mais fácil atingir as metas da organização. Outro fator importante destes programas é que permitem assegurar as lideranças futuras, recorrendo, por exemplo, a programas de desenvolvimento destas mesmas competências.
Se um colaborador tem um bom desempenho na sua função atual, como podemos ter a certeza de que será bem sucedido numa posição que implique a gestão de uma equipa? Como podemos ter a certeza de que aquele líder com elevado ‘drive’ e automotivação consegue motivar a sua equipa? Será que os líderes conhecem bem as suas equipas e as suas pessoas (os seus motivadores, os seus medos/ receios, como lidar com os diferentes perfis comportamentais)?
Os ‘assessments’ da Thomas vão permitir não apenas que os técnicos de recrutamento e seleção, mas também as equipas de desenvolvimento das organizações, tenham as ferramentas/ metodologias que permitem avaliar os colaboradores, assegurando que estes têm os requisitos necessários para obter um bom desempenho na atual função, mas também ajudar a identificar as áreas de melhoria, independentemente da perspetiva e dos requisitos (comportamental, inteligência emocional, avaliação de potencial de liderança, aptidões cognitivas), para que se chegue a uma liderança de sucesso.
Acreditamos que o desenvolvimento dos colaboradores será uma peça fundamental e que não deverá ser desperdiçada, pois não servirá apenas para aumentar a moral/ motivação da equipa, as oportunidades de crescimento e o desenvolvimento dentro da organização; também irá ajudar a aumentar a confiança dos colaboradores, das equipas e, consequentemente, da empresa no seu todo.
Se deseja saber mais sobre as nossas avaliações, entre em contato com um dos membros da nossa equipa.
#recrutamento #avaliações #desenvolvimento #disc #ppa #thomasportugal #thomas #talento #recursoshumanos