
Programas de Trainees: Como Identificar e Desenvolver os Jovens Talentos das Empresas
Artigo de Maria Leal Costa
Como Identificar e Desenvolver os Jovens Talentos das Empresas
Os programas de trainees são uma das principais portas de entrada para jovens talentos nas empresas.
Representam uma oportunidade para que recém-formados apliquem os conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação académica, colocando em prática a teoria aprendida. Ao mesmo tempo, integram-se em equipas reais e enfrentam os seus primeiros desafios do mundo corporativo, dando início ao seu percurso profissional.
Os programas de trainees permitem às empresas captar novas ideias e conhecimento atualizado, ao mesmo tempo que formam profissionais alinhados com a sua cultura e necessidades. Ao proporcionar experiências em diferentes áreas, os trainees ganham uma visão abrangente da organização e começam a perceber onde gostariam de construir a sua carreira. É uma forma de desenvolver mão de obra qualificada e reter talentos com elevado potencial.
Um bom programa de trainees deve ser mais do que uma simples integração. Para gerar valor real, existem algumas práticas que visam fomentar a motivação e o desempenho dos mesmos:
- Desafiar os trainees com projetos reais, nos quais tenham de identificar uma necessidade da empresa e propor uma solução concreta – bastante utilizado com trainees que procuram a sua primeira experiência profissional para realizar a sua tese / pesquisa de fim de estudos;
- Permitir a rotação entre departamentos, para que conheçam diferentes áreas, compreendam o impacto das diferentes funções para o funcionamento global da empresa e entendam onde, as suas competências, capacidades e ambições, mais se enquadram;
- Acompanhar o seu progresso com mentoria contínua, fornecendo orientação e apoio individualizado.
No fim do programa de trainees, e com o objetivo de reter o máximo de talento possível, é importante realizar uma avaliação interna, com base no potencial e desempenho dos trainees, de modo a compreender, estrategicamente, onde podem ser mais úteis para a empresa, onde o seu valor será mais bem aproveitado e onde se irão motivar mais.
Existem diferente ferramentas e métodos, que nos ajudam nesta tomada de decisão, de forma a que a mesma seja justa e devolva valor real para a empresa e para o trainee / futuro colaborador:
- Questionários de Análise do Perfil Pessoal que permitem avaliar o estilo comportamental dos trainees, identificando o seu perfil comportamental mais natural, e analisar quais as funções que mais se enquadram com o perfil do mesmo;
- Questionários de Aptidões Cognitiva que medem a capacidade de rapidez de aprendizagem – apoiando na decisão de quais áreas poderão ser mais adequadas, e onde seja necessário ter aptidões mais específicas como raciocínio lógico, verbal ou espacial;
- Questionários de Potencial de Liderança que oferecem insights sobre traços de personalidade do trainee e como os mesmos podem impactar o seu desenvolvimento e desempenho em funções técnicas ou de liderança.
- Assessment Centres, realizadas através de dinâmicas em grupo, exercícios personalizados e entrevistas de competências, que permitem avaliar competências comportamentais como liderança, comunicação, trabalho em equipa e pensamento crítico;
- Sessões de Feedback, que quando devolvidas de forma estruturada, ajudam a aprofundar o autoconhecimento, identificar áreas de melhoria e orientar os próximos passos no seu desenvolvimento.
Se existir uma procura em motivar, desenvolver e reter os trainees que, e os Programas de trainees forem bem estruturados, irão atrair talentos promissores. Quando bem pensados, os programas são uma ponte entre a academia e o mundo do trabalho, e uma oportunidade única para as empresas moldarem os seus futuros líderes. Ao oferecer experiências desafiantes, avaliação contínua e apoio no desenvolvimento individual, estamos não só a capacitar os profissionais de amanhã, como também a construir um futuro mais forte e competitivo para as organizações.
Fique a par de todo o nosso conteúdo, através das nossas redes sociais Facebook, Linkedin e Instagram
Fique também a conhecer as plataformas CVGuard Biz, CVGuard Gov e Thomas Hub