Outsourcing

Artigo de Opinião de Isilda Gonçalves na Revista Human Agosto 2023

Clientes procuram adicionar serviços e valor

Enquanto antes a palavra ‘outsourcing’ era pontualmente utilizada, cada vez mais sentimos que os clientes procuram adicionar serviços e valor recorrendo a tecnologias e a especialistas fora da organização, mantendo o foco nas atividades em que são especialistas.

Desta forma, não só aumentam a competitividade como há uma figura/ entidade que ajuda a eliminar problemas, conflitos e até ineficiências.


Cada vez mais somos contactados por organizações, públicas e privadas, à procura de serviços de consultoria estratégica de recursos humanos, que visam atuar no ciclo de vida do colaborador (recrutar, desenvolver, gerir e reter). Os pedidos surgem de todos os sectores, e têm dois focos: chave na mão (apoio em processos de raiz); auditoria aos processos, com posterior sugestão de melhorias e implementação de novas práticas.

 

Centrados em quatro eixos (Pessoas, Equipas, Processos e Organizações), é importante serem dados passos para assegurar que a organização, após o processo, esteja mais orientada para a missão, a visão e os valores, e adaptada às necessidades. Através de um diagnóstico organizacional, e posterior mapeamento, é fulcral conhecer bem as pessoas e certificar que conseguimos apoiar os colabora- dores, com um plano de desenvolvimento consistente ao nível de carreira, que permita virem a assumir posições de maior responsabilidade. Inclusive há situações em que a organização sente necessidade de criar um posto de trabalho, através da mobilidade interna, e pode ser uma mais-valia para a empresa e para o colaborador identificado. Para concluir o processo, é fulcral fazer a avaliação de impacto e a garantir que eventuais correções são implementadas.

 

Após este caminho, as organizações querem assegurar que têm plataformas que ajudam a operacionalizar/ automatizar os processos e centram a atenção em fornecedores que através de equipas multidisciplinares (recursos humanos e IT, tecnologias de informação), conseguem criar/ adaptar plataformas, independentemente da área de atividade.

 

 

Se deseja saber mais sobre as nossas avaliações, entre em contato com um dos membros da nossa equipa.

 

#outsourcing#avaliações #desenvolvimento#thomasportugal #thomas #talento #recursoshumanos