Avançar para o conteúdo
Início » Personalidade Tipo A

Personalidade Tipo A

Pode já ter ouvido a expressão “Tem uma personalidade Tipo A”, mas o que isso significa? Descubra que o Tipo A é apenas um dos quatro principais tipos de personalidade que podem definir a personalidade de uma pessoa.

Entender isso, juntamente com os outros três, é fundamental para compreender o comportamento e como gerir, pode obter o melhor da pessoa e até entender certos comportamentos no ambiente de trabalho que, sem conhecimento prévio, podem parecer difíceis de compreender.

Hoje vamos analisar este tipo de personalidade e entender mais detalhadamente o que significa ter uma personalidade Tipo A. Vamos ter uma compreensão melhor do impacto do comportamento e por que entender esse tipo de personalidade é importante no processo de recrutamento. Finalmente, veremos como a gama de soluções da Thomas pode ajudar a descobrir qual é o tipo de personalidade do seu candidato.

O que é o tipo de personalidade Tipo A?

As personalidades Tipo A podem ser resumidas de maneira geral como: determinadas, trabalhadoras e decididas a ter sucesso. Rápidas e decisivas, com uma tendência a realizar várias tarefas ao mesmo tempo, a personalidade Tipo A é vista como a pessoa que vai atrás e pode ser incisiva com ideias e ética de trabalho, criando uma atmosfera excessivamente competitiva que pode intimidar os outros.

Ao discutir a personalidade Tipo A, é fácil deixar-se levar por algumas conotações negativas em relação à natureza competitiva do seu comportamento. O que muitas vezes é esquecido é que a personalidade Tipo A trabalhará diligentemente para concluir tarefas. Eles associam a autoestima às conquistas, o que pode ser frequentemente interpretado como baixa autoestima. Pelo contrário, se trabalhado corretamente, pode ser usado para inspirar equipas a alcançar mais.

Orientados para objetivos, ávidos por riscos e bons a lidar com o stress, a personalidade Tipo A mostrar-se-á como funcionários e líderes incrivelmente diligentes e trabalhadores. Às vezes, trabalham demais, com tendências a serem workaholics e mantendo altos padrões de trabalho exigentes.

É melhor deixar o indivíduo com personalidade Tipo A trabalhar sozinho, em vez de em equipas; ser restringido terá efeitos adversos significativos. Encontrará muitas personalidades Tipo A em posições de liderança sénior – ou tentando chegar lá – e até mesmo em funções empreendedoras.

Gerir uma personalidade Tipo A pode ser difícil se não souber como o fazer. Ser direto, estabelecer tarefas orientadas para objetivos e reduzir fatores stressantes tornarão a vida e o local de trabalho mais eficaz para todos no escritório.

Personalidade Tipo A vs. Tipo B 

Se as personalidades Tipo A são vistas como “aqueles que vão atrás” e a autovalorização está ligada às conquistas, as personalidades Tipo B são a versão mais relaxada desse tipo de personalidade. Importante destacar que os níveis de stress para as personalidades Tipo B são muito menores que os de Tipo A, além de serem menos rígidos em relação ao cumprimento de horários ou à sua autoestima no papel que desempenham.

O que significa ter uma personalidade Tipo A

Vimos quais são os identificadores básicos quando se trata de tipo de personalidade, mas vamos dar uma vista de olhos mais de perto no que significa ter uma personalidade Tipo A.

Urgência de tempo e impaciência

Isso ocorre quando as pessoas estão muito conscientes do tempo. Pode ser ficar numa fila, esperar por alguém ou até mesmo impaciência geral esperando por uma resposta.

Hostilidade ou agressividade flutuante

Isso pode ser visto como impaciência, arrogância, facilidade em se irritar com coisas pequenas ou “ter um pavio curto”. Quanto mais entende que alguém tem uma personalidade Tipo A, melhor pode gerir esse aspecto no ambiente de trabalho.

Competitividade

Já discutimos a competitividade, mas para as personalidades Tipo A, ela está enraizada em grande parte do seu comportamento em relação aos outros. Eles têm que ser vencedores, às vezes a qualquer custo – mesmo que não gostem ou não aprovem especificamente a trapaça ou a astúcia.

Orientação forte para conquistas

A sua posição no trabalho, na vida e na sociedade está fortemente correlacionada com quem são. A sua autoestima está enraizada nisso.

Necessidade de dominar

Ser dominante sobre os outros, seja num ambiente de trabalho ou numa interação pessoal, a necessidade de dominar a conversa ou o comportamento é explícita.

Muito organizado

A hiperorganização pode ser uma característica da personalidade. Para realizar o máximo possível, a organização é essencial.

Não gosta de perder tempo

Novamente, isso enquadra-se na impaciência com o tempo. Se está a perder tempo, a personalidade Tipo A vê isso como um ultraje.

Tendência a realizar várias tarefas

A conquista é a prioridade para as personalidades Tipo A, com tendência a não deixar tarefas por concluir.

Qual o impacto das personalidades Tipo A no local de trabalho

Naturalmente, ter qualquer um dos quatro tipos de personalidade irá afetar o comportamento no local de trabalho. Compreender a personalidade Tipo A permitirá que compreenda melhor que o impacto pode ser positivo ou negativo, dependendo de certos gatilhos e até mesmo dos tipos de trabalho que cada indivíduo realiza.

Tem elementos na sua equipa com dificuldades na gestão do tempo? Isso pode ser bastante problemático para a personalidade Tipo A, especialmente se tiverem que reportar a alguém que não considere o cumprimento de horários importante.

E quanto a um ambiente de trabalho relaxado? Isso pode ter muitas vantagens – até mesmo para uma personalidade Tipo A que precisa reduzir os níveis de stress – mas ser muito relaxado, sem envolver algumas das características competitivas mais inerentes, pode ser contraproducente. Transforme as tarefas em conquistas orientadas para objetivos e faça a gestão das expectativas com a personalidade Tipo A sobre o que é necessário.

Vemos muitos membros sénior de organizações, gestores e até mesmo empreendedores com tendências Tipo A. A disposição para alcançar resultados, colocar a carreira antes de tudo e até mesmo a necessidade de dominar são chave para esse nível de sucesso.

No entanto, isso pode isolar os outros. Pode tornar a gestão de equipas difícil, pois pode ser difícil criar um ambiente de trabalho empático ou que também consiga impulsionar os outros, pois pode ser intenso. Compreender como essa personalidade pode afetar a sua envolvente é fundamental.

Como obter o melhor de pessoas, candidatos ou colaboradores, com personalidade Tipo A

Entender que tem uma personalidade Tipo A nos seus candidatos ou colaboradores atuais é uma ótima maneira de começar. Importante, porém, é o que faz para gerir melhor essas características, que será a chave para o sucesso.

Claro, existem características positivas e negativas desse tipo de personalidade, então como as pode gerir é importante.

Conheça quais são os estímulos

Pense em algumas coisas que acionam o comportamento. Cumprimento de horários, competitividade e até hiperorganização. Se tiver elementos na sua equipa que desconsideram essas atitudes ou não consideram como isso poderia afetar os outros, conhecer esses estímulos é importante para gerir corretamente. Não coloque pessoas altamente desorganizadas na mesma equipa que uma personalidade Tipo A, por exemplo, pois isso pode causar conflitos.

Introduza pausas frequentes

Gerir o stress é essencial para obter o melhor das personalidade Tipo A. Isso pode envolver a criação de espaços onde possam fazer pausas longe de dispositivos e tarefas de trabalho, ou mesmo garantir que saiam para passeios regulares e não fiquem o dia todo sentados em frente ao computador.

Incentive a competitividade, mas…

Sim, deve incentivar a competitividade tornando as tarefas orientadas para objetivos, mas o que não deve fazer é criar um ambiente que penalize as pessoas se elas não atingirem os objetivos. Lembre-se, que tem diferentes tipos de personalidade que precisam ser geridos, e algumas pessoas levam mais tempo ou trabalham de maneiras muito diferentes de uma Tipo A. Os objetivos devem ser focados no indivíduo ou na tarefa que estão a realizar.

Qual a importância de entender o tipo de personalidade Tipo A nas decisões de contratação

Na etapa de entrevista ou mesmo na promoção de pessoas dentro da empresa, saber que estas têm uma personalidade Tipo A será de valor estratégico. Desde entender a adequação de uma pessoa candidata para uma função até ver como elas se comportariam com os outros na organização antes mesmo de ter o emprego, é claro que isso é de grande importância.

Como avalia a personalidade também é igualmente importante. O uso de ferramentas como a gama de avaliações da Thomas facilitará esse processo.

As personalidades Tipo A podem ter muitos problemas relacionados ao stress e descobrir que podem estar bastante isoladas das situações de trabalho porque estão determinadas a concluir o trabalho. Saber disso permite que possa determinar quais as funções mais adequadas para a personalidade e como faria a gestão dos problemas, caso surgissem.

Resolver conflitos ou tensões também precisaria ser abordado desde o início. As personalidades Tipo A podem querer liderar projetos e até mesmo ser muito exigente com os outros; estabelecer a cadeia de comando e gerir expectativas levaria a melhores resultados.

Como as avaliações da Thomas medem a personalidade no ambiente de trabalho

teste de personalidade no ambiente de trabalho da Thomas pode ser utilizado para auxiliar na avaliação e compreensão da personalidade e características mais amplas de candidatos ou colaboradores.

Baseado na teoria psicológica globalmente reconhecida e respeitada ‘Big 5’, o Indicador de Traços de Alto Potencial, ou HPTI como também o chamamos, avalia seis traços principais (Conscienciosidade, Ajustamento, Curiosidade, Audácia, Ambiguidade e Competitividade) para ajudá-lo a identificar a melhor pessoa para uma função e reconhecer o potencial de liderança, proporcionando confiança ao seu processo de recrutamento.

Se deseja saber mais sobre as nossas avaliações, entre em contato com um dos membros da nossa equipa.

#recrutamento #avaliações #desenvolvimento #disc #ppa #thomasportugal #thomas #talento #recursoshumanos

Autor: Caitlin Meyer.

Gostava de conhecer mais sobre a avaliação comportamental da Thomas?

Utilize os contatos abaixo ou envie-nos uma mensagem.

+351 21 395 80 36

thomas.portugal@thomasportugal.com

Avenida Tomás Ribeiro 47 1ºE, 2790-463 Carnaxide, Portugal