Avançar para o conteúdo
Início » Prever o potencial do seu candidato e/ou colaborador

Prever o potencial do seu candidato e/ou colaborador

    Avaliação de Aptidões Cognitivas (GIA)

    Preveja o sucesso numa determinada função

    Recrute candidatos que se adaptem e aprendam rapidamente

    Crie equipas de elevado desempenho

    Mantenha a sua equipa envolvida e inspirada nas suas funções

    Identifique futuros profissionais de elevado potencial

    Avaliação de Aptidões Cognitigas (GIA)

    A aptidão tem sido amplamente reconhecida como um dos fatores mais importantes na previsão de sucesso na função. O GIA pode ajudá-lo a identificar que colaboradores poderão ter um maior potencial de desenvolvimento.

    Porque usar a Avaliação de Aptidões Cognitivas (GIA)?

    Medir as aptidões de um candidato ajuda a entender se o mesmo será capaz de compreender rapidamente os requisitos da função.

    Pode dar-lhe um indicador se este tem capacidade para se adaptar a novos desafios e se será adequado para impulsionar mudanças na sua organização. Esse insight facilita a seleção do candidato certo para a função, colocando um filtro objetivo nas suas capacidades, independentemente do seu resultado do GIA, qualificações e experiência anterior.

    Isso não quer dizer que o resultado do GIA, as qualificações e a experiência não sejam importantes, mas não são o melhor indicador do desempenho potencial numa função.

    É amplamente reconhecido que nem todos se destacam na escola e que os resultados dos exames nacionais padrão ou dos testes aceites pela indústria não são a melhor maneira de compreender as capacidades de um indivíduo, o nível de desafio que eles precisam para mantê-los estimulados e comprometidos, ou se eles responderão bem às atividades de desenvolvimento.

    Pesquisa da American Psychology Association inc. Frank L. Schmidt e John E. Hunter (1998) reviram 85 anos de pesquisa e descobriram que quanto maior capacidade cognitiva, ou aptidão, como também é chamada, medida pela avaliação Thomas GIA, está diretamente ligada a maior produtividade e desempenho dos colaboradores na função.

    Como funciona a Avaliação de Aptidões Cognitivas (GIA)

    O Thomas GIA é composto por um grupo de cinco testes validados de forma independente, que respondem a questões como:

    • Quão adaptável é a pessoa à mudança
    • Se a pessoa consegue responder às exigências mentais da função
    • Se a pessoa pode ser um high potencial
    • Se é uma pessoa que resolve problemas
    5 assessments online
    • O teste Thomas GIA consiste em 5 avaliações online, incluindo Raciocínio, Velocidade Perceptiva, Precisão e Velocidade Numérica, Significado das Palavras e Orientação Espacial.
    Compreensão detalhada
    • Obtenha uma compreensão detalhada da capacidade mental de uma pessoa e da rapidez com que ela pode compreender uma nova função através do teste Thomas GIA.
    Compreensão da Inteligência
    • O percentil geral é uma estimativa da inteligência geral de um candidato, concentrando-se na sua resposta à formação, velocidade de processamento mental, concentração e potencial.

    Informação sobre o assessment:

    • Tipo de Assessment: Atitude
    • Formato: 5 assessments
    • Duração: 30-45 minutos

    Validação:

    Registrado na British Psychological Society e auditado de acordo com critérios técnicos estabelecidos pela Federação Europeia de Associação de Psicologia.

    Background e Teoria

    O GIA, também conhecido como Avaliação de Aptidão Cognitiva da Thomas, foi desenvolvido pela primeira vez como uma forma de medir as capacidades intelectuais conscientes e o “trainability” das Forças Armadas, conhecida como British Army Recruitment Battery (BARB).

    Foi então desenvolvido pelo Dr. Peter Dann e faz parte da suíte Thomas desde 2006.

    A inteligência pode ser definida como tendo componentes fluidos e cristalizados:

    • Inteligência fluida (velocidade de processamento) – é utilizada para resolver novos problemas, usar a lógica em novas situações e identificar padrões.
    • Inteligência cristalizada (fatores aprendidos) – esta é a capacidade de utilizar o conhecimento e a experiência aprendidos.

    O GIA preocupa-se com a inteligência fluida e analisa a velocidade de processamento de informações de um indivíduo e a capacidade de aprender e desenvolver novas competências, em vez de medir o “QI”.

    Se pretende saber mais sobre as nossas avaliações, entre em contato com um dos membros da nossa equipa.

    #recrutamento #avaliações #desenvolvimento #gia #thomasportugal #thomas #talento #recursoshumanos

    Gostava de conhecer mais sobre a Avaliação de Aptidões Cognitivas da Thomas?

    Utilize os contatos abaixo ou envie-nos uma mensagem.

    +351 21 395 80 36

    thomas.portugal@thomasportugal.com

    Avenida Tomás Ribeiro 47 1ºE, 2790-463 Carnaxide, Portugal